Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba) , nasceu em 23 de Novembro de 1900, no bairro de Engenho Velho de Brotas, Salvador-Ba. Filho de Luis Candido Machado, famoso campeão baiano de batuque, e de Maria Martinha do Bonfim.
Aos 12 anos de idade, Bimba iniciou-se na capoeira, na estrada da boiadas, hoje bairro da Liberdade. Seu mestre foi descendente de africano Bentinho, capitão da companhia de navegação baiana.
Foi carvoeiro, doqueiro, trapicheiro, carpinteiro, violeiro, mas principalmente capoeirista, MESTRE DE CAPOEIRA, condição esta adquirida por reconhecimento popular e pelo respeito da sociedade, numa época em que as perseguições as manifestações da cultura negra era muito intensa e perversa. Mestre Bimba foi um dos maiores capoeirista de todos os tempos. Excelente jogador, lutador respeitado, era um exímio cantador e tocador de berimbau.
Bimba foi o primeiro capoeirista a receber uma autorização dos órgãos públicos para o funcionamento de uma academia oficial para a prática da Capoeira.
Mestre Bimba revolucionou a concepção conservadora que se tinha da capoeira, criou seu estilo próprio, transformando-a em arte e esporte popular. Foi convidado pelo presidente da república, Getúlio Vargas, para fazer uma exibição, ocasião em que Getúlio declarou que a capoeira era uma luta de valor sem igual.
É o patrono da ABADÁ-Capoeira, respeitado e admirado por todos os capoeiristas, recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa post-mortem pela Universidade Federal da Bahia, por notório saber.
Muniz Sodré, ex-aluno se refere ao Mestre dizendo “foi uma das últimas grandes figuras do que se poderia chamar de ciclo heróico dos negros da Bahia”